Introdução à culinária ( Conceitos básicos)

Mesa

Mesa

A culinária passou a ser desenvolvida desde os tempos mais remotos, onde a descoberta do fogo foi essencial para a evolução humana. O fogo foi a base para uma alimentação mais fácil, e também para consolidar o Homem como um predador em potencial.

O início do cozimento dos alimentos foi a peça-chave para o desenvolvimento da espécie humana e fundamental no ramo da Gastronomia que conhecemos hoje, pois consolidou a técnica mais antiga, mais rudimentar, ainda mais quando falamos em cozinha.

O contexto histórico foi bastante relevante para o desenvolvimento das técnicas culinárias. Antes, a comida era vista somente como uma questão de sobrevivência;porém, essa realidade foi se transformando em algo de proporções muito maiores. A cozinha passou a estar intrinsecamente ligada à arte, o que mudou a perspectiva de muita gente em relação à época, aos ingredientes e aos utensílios e ferramentas utilizadas. Novas técnicas, novos instrumentos foram criados,e com isso tudo acontecendo, surgiu também a praticidade.

A necessidade de uma boa comida e a preparação rápida foram fazendo com que as técnicas até então conhecidas, fossem aprimoradas, novos instrumentos de corte,manuseio,assepsia e transporte do alimento fossem criadas, para a obtenção de sabores marcantes e inesquecíveis; mantendo sempre a qualidade e o sabor.

Outros aspectos que auxiliaram o desenvolvimento da Gastronomia se deram a partir da regionalidade, das culturas e da religiosidade. Fatores esses que foram cruciais na identidade da comida, do tempero de cada lugar.

Desde então, a cozinha têm se transformado em um lugar extremamente globalizado, pois cada pessoa, cada lugar traz algo diferenciado que fará com que aquele prato seja lembrado, seja na aparência, na criatividade, ou até mesmo nos aromas e sabores. Cada passo precisa ser minuciosamente calculado, para que o conjunto atinja a perfeição; independentemente do cozinheiro ser profissional ou amador. Cada pessoa tem o seu tempo, o seu modo de cozinhar, oque o diferencia de qualquer outra pessoa, de qualquer outro tempero. E é isso o principal ensinamento da cozinha : fazer e criar coisas com a sua personalidade. É isso que faz a Cozinha Moderna ser tão bem conceituada.

Espero poder fazer um belo trabalho para vocês, leitores, e que nesse ano de 2014, nós possamos sempre aprender e trocar, compartilhar informações, experiências, enfim… tudo o que puder ser compartilhado!

Get ready ‘cause…

bkg1 - Cópia

Anúncios

Um pensamento sobre “Introdução à culinária ( Conceitos básicos)

  1. Pingback: 1º Aniversário do blog It’s Sugar Time !!! | It's Sugar Time!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s