Método de cocção n º 5 – Cozimento no vapor

Hey Sweeties! O método de hoje é uma opção pra quem gosta de uma refeição mais saudável e gostosa.  É o cozimento à vapor .

Esse é o processo no qual se cozinha os alimentos em contato apenas com o vapor criado através de algum líquido sem que o alimento entre em contato com ele, fazendo com que o alimento sofra a cocção indireta. O alimento deve ser colocado sobre uma cesta ou superfície vazada e pode ser coberto para acelerar o processo de cozimento. Esse método também preserva os nutrientes, a textura e o sabor dos alimentos.

A receita de hoje é uma receita oriental, fácil e saborosa.  Pão Baozi cozido no vapor.

Baozi

(Imagem da Internet)

Para essa receita, vamos precisar de :

Ingredientes para a massa do pão : 

  • 600 gramas de farinha de trigo
  • 1 unidade de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 500 ml de água quente

Recheio : 

  • 150 gramas de camarão fresco descascado
  • 1 colher de chá de pimenta caiena
  • Pimenta preta moída na hora à gosto
  • Sal à gosto
  • 1 dente de alho
  • 3 colheres de sopa de creme de leite
  • Salsa fresca picada à gosto

Modo de preparo :

Pão Baozi : 

Misture bem a farinha de trigo, o sal, o açúcar, o fermento. Acrescente o azeite. Acrescente a água morna aos poucos e mexa bem até que a massa fique homogênea e bem lisa, soltando-se facilmente das mãos. Sove bem a massa, quando ela já estiver homogênea, lisa, forme uma bola, faça um corte com uma faca que servirá para mostrar o andamento da fermentação.Para fermentar a massa, aqueça 500 ml de água (até o ponto de ainda conseguir colocar o dedo nela sem se queimar).Coloque essa água morna na parte de baixo de uma panela de cozimento a vapor (ou cuscuzeira).Na parte de cima da panela, coloque um pedaço de papel manteiga e, sobre ele, a massa.Tampe a panela e deixe a massa descansar por pelo menos  1 hora.

Recheio de camarão picante : 

Em uma panela, coloque os camarões picados com o alho e as pimentas, acrescente o sal e mexa (com cuidado para não danificar os camarões) de forma que o tempero fique bem distribuído.Quando os camarões estiverem cozidos e sem excessos de líquido na panela, acrescente a salsa e o creme de leite.Desligue o fogo e reserve.

Montagem dos pães : 

Abra a massa já fermentada com um rolo, até ela ficar com uma espessura de aproximadamente 1 dedo. Com um cortador , corte círculos de massa.Coloque cerca de 1 colher de sopa de recheio e feche, dobrando as pontas. Após rechear e dobrar, coloque a massa sobre quadrados de papel manteiga e deixe-a crescer por mais 30 minutos. Cubra a superfície da cuscuzeira ou panela de cozimento a vapor com o papel vegetal, coloque os pães já recheados e crescidos, deixe um pequeno espaço entre eles, tampe e deixe cozinhar entre 15 a 20 minutos. Sirva quente .

Música Sweetie pra se ouvir enquanto cozinha :

Bom apetite. Um beijo e até a próxima !

Get ready ‘cause…

bkg1 - Cópia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s