Sabores do Mundo – Colômbia

Boa noite, Sweeties ! O Sabores do Mundo dessa segunda desembarca na Colômbia, um país incrível de cultura singular e de uma gastronomia estonteante. Vem ver o que a Chilly aprontou por lá !

Carnaval de Barranquilla

Carnaval de Barranquilla

A  República da Colômbia é um país da América do Sul que faz fronteira com a Venezuela, com o Equador, com o Brasil, com o Peru. A Colômbia é o quarto país com a maior comunidade que possui o espanhol como língua oficial,ficando atrás somente do México, da Espanha e dos Estados Unidos. Originalmente, o território colombiano era habitado por povos indígenas, tais como os chibchas, quimayas e taironas. Em 1499, os espanhóis invadiram o território colombiano, a fim de colonizar e conquistar o território, resultando na morte e na escravização de cerca de 90 % dos povos nativos.

Museo del Oro

Museo del Oro

Geograficamente, a Colômbia faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, sendouma região propensa à terremotos, erupções vulcânicas, entre outros fenômenos. Também é dominada pelas montanhas dos Andes.A cultura da Colômbia resulta essencialmente da mestiçagem cultural dos povos nativos com a influência colonizadora espanhola.

Parque Nacional del Café

Parque Nacional del Café

A religião toma um aspecto muito importante na definição da identidade cultural do país: 95% da população é católica. Muito do que pode ser dito sobre os hábitos culturais deste país é também aplicável a outros países da América Latina.

Los Bóvedas

Los Bóvedas

Na literatura colombiana, temos como principal destaque o escritor Gabriel García Marquéz, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Dentre suas principais obras, está o destaque Cem Anos de Solidão, best-seller considerado o auge do movimento conhecido como “realismo mágico”.

Edição

(Imagem da Internet)



A música tradicional colombiana deriva de uma mistura de influências africanas, europeias (especialmente espanholas), bem como das formas musicais modernas da América e das Caraíbas, como de Trinidad e Tobago, Cuba e Jamaica. É frequente referir-se, como música nacional, a cúmbia. Na música, entre os destaques mundiamente conhecidos, temos Shakira . Shakira nasceu em Barranquilla, nodia 2 de fevereiro de 1977, e é descendente de espanhóis, libaneses e italianos.



A Gastronomia Colombiana recebeu fortes influência de povos externos, como os próprios espanhóis,os franceses e os ingleses, por exemplo. Vejamos alguns pratos típicos do país :

Ajiaco : É uma sopa feita à base de galinha e batatas.

Ajiaco

 

(Imagem da Internet)

 

Arepa : É uma espécie de panqueca feita à base de farinha de milho, água, leite, ovos e sal. Pode ser recheada de queijo, carnes, entre outros.

Arepa

(Imagem da Internet)

Bandeja Paisa : É uma refeição feita com arroz, feijão, carne, ovos, abacate, entre outros ingredientes.

Bandeja Paisa

(Imagem da Internet)

Lechona :  É um prato feito com carne de porco, cebolas, arroz, ervilhas e especiarias, cozido em um forno de tijolos por aproximadamente 10 horas. Pode ser consumida acompanhada com arepas.

Lechona

(Imagem da Internet)

Tamal : É umamassa feita à base de farinha de milho e que pode ser cozida à vapor ou fervida dentro de um invólucro de folhas de bananeira, palhas de milho ou papel alumínio.Pode ser recheada com frutas, carnes, queijos, pimentas ou legumes.

Tamal

(Imagem da Internet)

E , finalmente, a receita de hoje é uma sobremesa deliciosa colombiana, bem simples de se fazer. Hojuelas é a estrela de hoje.

Hojuelas

(Imagem da Internet)

Para preparar essa receita, vamos precisar dos seguintes materiais :

  • Uma batedeira
  • Uma faca afiada
  • Uma panela grande
  • Uma escumadeira

Ingredientes das Hojuelas :

  • 5 colheres de sopa de suco de laranja
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá de sal
  • ½ xícara de chá de manteiga derretida
  • 3 xícaras de chá de farinha
  • Óleo para fritar

 

Modo de preparo das Hojuelas : 

Bata a manteiga ligeiramente derretida com a farinha. Junte o sal, o açúcar, o suco da laranja, a água e bata novamente até obter uma mistura homogênea. Transfira para uma bancada, faça um rolo e dobre ao meio. Repita esse processo mais duas ou três vezes e leve a geladeira durante meia hora. Faça novamente um rolo bem fino e corte em fatias na diagonal.
Com a ponta de uma faca, faça um risco no centro de cada fatia. Frite em óleo bem quente até dourarem. Escorra e retire o excesso de gordura em papel toalha.  Polvilhe com açúcar e canela e sirva em seguida.

Música para se ouvir enquanto cozinha :


Espero que tenham gostado. Um beijo e até a próxima !

Get ready ‘ cause …

bkg1 - Cópia

Anúncios

2 pensamentos sobre “Sabores do Mundo – Colômbia

  1. Pingback: Sabores do Mundo – Review | It's Sugar Time!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s